Postagens populares

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BEM VINDOS AO BLOG DO GRUPO RECONCA RIO

O Reconca Rio é um grupo que pesquisa e divulga o Samba de Roda tradicional da Bahia, mas especificamente das cidades que compõem o Recôncavo Baiano. Através de apresentações musicais em palcos e ruas, oficinas teóricas e práticas, promove o acesso aos conhecimentos sobre esta matriz que um dia aportou em solo carioca, se mesclando a outras manifestações e gerando tão rica herança rítmica.

Fruto das experiências vividas por Fábio Oliveira, Alessandra Morioka e Mano Jorge numa viagem à Bahia, o grupo iniciou suas atividades no ano de 2008, sob a benção de Dalva Damiana de Freitas, madrinha do Reconca-Rio, ou simplesmente D. Dalva, matriarca do tradicional grupo de Samba de Roda Suerdick, da cidade de Cachoeira, na Bahia, e tida como a mais antiga mestra de Samba de Roda ainda em atividade no Recôncavo Baiano.


O Reconca-Rio é formado por músicos, divididos em instrumentos de harmonia (violão e viola machete) e ritmo (tambores e pandeiros), e dançarinas (sambadeiras). Estas últimas representam também um elemento fundamental para o Samba de Roda, as “Baianas”, figura tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, que com suas saias, panos de cabeça e colares, encantam o público e dão sentido a prática do samba. 
O grupo atua com o intuito de resgatar e dar continuidade a cultura do samba de roda no Rio, exaltando a descendência baiana do samba carioca. Dentre os principais compromissos do grupo na difusão dessa manifestação, estão a responsabilidade histórica, a conservação das tradições, e o resgate de elementos que com o tempo foram se perdendo. Um exemplo disso está nos instrumentos usados pelo grupo, alguns já não são mais usados até mesmo na Bahia, como a Viola Machete, instrumento de origem portuguesa, quase em desuso no país.


Essa é a primeira vez depois das ‘Tias Baianas e da Pequena África’, que o samba de roda na sua forma original é feito na ‘cidade maravilhosa’. O repertório do grupo é baseado nas cantigas tradicionais do Recôncavo Baiano.
Não é nosso interesse alimentar a discussão se o Samba é baiano ou carioca, pois é sabido que o samba é Brasileiro, e está presente em todos os estados. Denominador comum de nossa cultura, sua pré-história no Brasil remete aos Ameríndios.
É como o sambista Riachão da Bahia diz: ‘...o samba nasceu com o descobrimento do Brasil...’ esta também é a concepção do Samba de Roda Reconca-Rio.
Aprender sobre as origens do Samba é aprender a própria história do Brasil. Africanos, ameríndios e europeus, cada qual com sua contribuição, nos legaram o que somos hoje.
Assim, nos deparamos com um espetáculo onde somos transportados para o Recôncavo Baiano ou para o Rio de Janeiro do Séc.XIX e nos percebemos participantes de uma das mais bonitas manifestações culturais que temos em nossa terra: O Samba de Roda tradicional da Bahia no Rio de Janeiro

5 comentários:

  1. Quem escreveu o texto?
    Gostei muito.
    Sou fã de vocês.
    Jacque Barbosa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos vocês pelo importante trabalho quem tem sido feito!! É uma importante contribuição para o fortalecimento das culturas de matriz africana e seus praticantes, assim como a amiga acima também sou fã do trabalho!!!
    Muito axé;

    Luiz Cebola

    ResponderExcluir
  3. Saudações aos nossos irmãos cariocas, os quais admiramos e temos tanta afinidade pelos mesmos caminhos. Parabéns e viva o samba de roda!

    Minhoca

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Vocês estão fazendo um trabalho maravilhoso não deixando a cultura brasileira se perder.Parabéns e viva o samba de roda!

    ResponderExcluir